50anosSoshinkai 2016


                       




filiação





O Nashinoki Shotokan Dojo, está ligado á SKIF de Nobuaki Kanazawa através do seu representante em Portugal; Shotokan Karate Internacional Portugal , seguindo desta forma os ensinamentos de Soke Hirokazu Kanazawa, através de Shihan Mário Águas, 8ª Dan Skip
A Shotokan Karate Internacional Portugal, anteriormente designada SKKP e FPKS, foi constituída em janeiro de 1988, é uma Instituição que se dedica à prática, ensino e divulgação do Karate Shotokan, em harmonia com as normas internacionais que regem a modalidade, com particular incidência nas emanadas da Shotokan Karate International Federation – SKIF. O surgimento desta Associação foi o corolário do trabalho desenvolvido pela FSAM - Federação Soshinkai de Artes Marciais. A Soshinkai foi fundada no ano de 1966 e, no início da década de 1980 iniciou o processo de adesão à SKIF, à época liderada por Soke Hirokazu Kanazawa. 
A SKI-P é, assim, a depositária e herdeira de todo o património da Soshinkai, uma das mais antigas e conceituadas entidades Budo em Portugal.
A SKI-P aparece com o intuito de dar resposta a um conjunto de anseios e, paralelamente, para que se viesse a dispor de uma estrutura adequada à implementação de objectivos fundamentais nas diversas áreas da nossa prática. A SKIF encontra-se implantada em mais de cem países, integrando cerca de dois milhões de filiados. Foi criada em 1977 e dirigida por Mestre Hirokazu Kanazawa, 10.º Dan, um dos expoentes máximos do Karate mundial e, sem dúvida alguma, uma das suas figuras carismáticas.
A SKI-P conta com mais de nove dezenas de dojos, que abrangem praticamente todo o território nacional (incluindo os Açores), onde praticam regularmente cerca de 2000 karatecas. Dos dojos filiados fazem parte as secções de Karate de colectividades de prestígio a nível nacional (como exemplos poderemos citar o Sport Clube do Porto, ACM (Coimbra),, etc. só para citar alguns exemplos), a par das mais diversas colectividades espalhadas por todo o território nacional, partilhando todos de um espírito de entreajuda e colaboração, as quais têm permitido um crescimento harmonioso e uma implantação cada vez mais significativa da modalidade. 
Até à presente data, já se realizaram 102 Estágios Internacionais, com Mestres Japoneses de elevada reputação, como o próprio Soke Kanazawa, Shihan Miura, Shihan Nagai, Shihan Koga, Shihan Kawasoe, etc. Estes estágios verificaram-se nos mais diversos pontos do País, como o Porto, Fafe, Lisboa, Açores, Madeira, Coimbra, Caldas da Rainha, Odemira, entre muitos outros.
MA Lamego
Shihan Mário Águas
8º Dan SKIF